quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O pequeno Príncipe


Hoje, em um final de tarde com o sol laranjado, estava voltando com minha irmã Vanessa para casa, quando paramos no semáfaro e tivemos uma surpresa.
Distraídas um menininho bateu no vidro, por ouvir o "TOC TOC" achei logo o que seria: Mais um mendigo, ou um menino cheirador de cola pedindo dinheiro, sem dar importância olhei mas automaticamente voltei o olhar para ele, senti uma coisa estranha, um aperto do coração, minha irmã na hora Falou: - Ai Aline, olha a carinha dele, ele é o pequeno príncipe!
Eu também vi a mesma coisa, pois ele usava uma espécie de palitó maior que seu tamanho da cor azul e tinha o cabelo cacheadinho e loiro, isso tudo embaixo de muita sujeira e tristeza, o olhar dele pra gente foi tão sincero, ele tinha uma feição tão triste e agiu de uma forma tão emocionante que na mesma hora minha irmã procurou no bolso moedas e eu correndo vasculhei minha carteira e enchi a mão de moedas, apavoradas o sinal abriu, eu abaixei o vidro e joguei na rua todas as moedinhas.
Saímos daquele sinal com a garganta entalada para não chorar, minha irmã ficou repetindo: -Meu Deus você viu a carinha dele, ele parecia o pequeno príncipe. E eu concordando.
Falamos também que o que fizemos não é certo e que nunca damos esmola desse jeito na rua, mas por incrível que pareça aquele menino foi diferente!
Voltei pensando e segurando a vontade imensa que me deu de derramar umas lágrimas.
Ai sabe, na minha opinião é errado dar esmola e acho que ninguém deveria fazer isso, pois por um lado se pensarmos que se ninguém der esmola essas crianças não terão o que fazer na rua, só iriam perder tempo pois ninguém mais ajudaria, e com isso elas sairiam da rua e procurariam outra coisa. Mas por outro lado o que custa dar um prato de comida a quem tem fome, vai saber se aquele menino tinha se alimentado se ele não estava com fraqueza de fome?
É ruim encarar de frente o submundo dessa forma, me indigno em ver gente na capital do Brasil, Pufff! Grandes coisas o Brasil...
Enquanto tem gente por aí roubando o dinheiro de pobres inocentes e escondendo na meia, tem menino na rua que nem meia tem para usar!
Minha irmã é fã do livro chamado "O pequeno príncipe" que no qual por ser uma literatura infantil traz em seu enredo uma boa lição de vida para muitos marmanjos, por isso a insistência em dizer que o menino do sinal era o pequeno príncipe.

4 comentários:

Anônimo disse...

O problema das moedinhas é que talvez sanaria um problema apenas momentâneo, como a fome.. mas logo estaria lá pedindo novamente. trite sim!

Grazi... disse...

Até que enfim alguém atualizou isso aqui né!,rs... E que bom que foi com um texto que nos leva a refletir sobre esse problema que vemos todos os dias nas ruas da tão famosa "Capital do Brasil", que com milhões de problemas segue ao caos, fico me perguntando onde anda o juizado de menores??? Que não vê essas crianças na rua?! Sou contra dar esmolas, Mas Amo o pequeno principe e tbm teria ajudado o garoto,rs... Bjao!

Vanessa disse...

Triste e sincero palavras,desabafos,relatos de uma realidade vista na maturidade dos 20 anos de minha irmã,fico orgulhosa,digo a alguns que do segundo rascunho da prole de dona Ana Maria veio a obra prima é você Aline o mundo espera você no nossa implicita e parece até involuntário mas temos em nós este altruismo natural para a educação,que assim seja feito pra sempre o bem!Parabéns

VLÁDIA disse...

O MAIS ETERNO DE TUDO ISSO, É SABER , VER E SENTIR A ALMA HUMANA, MESMO DESENHADA EM TRAÇOS "SUJOS E FEIOS".
COMO COMENTEI, DÁ VONTADE DE LEVAR PRA CASA E LAPIDAR ESSA PEQUENA JOIAZINHA.....VOU REZAR POR ELE E PRA QUE DEUS O ILUMINE E A VOCÊ POR TER ESSA VISÃO PROFUNDA DE VER O ÍNTIMO, ONDE TODOS VÊEM O EXTERIOR, PARABENS POR ENCHEGAR O INTERIOR.