quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Meus estágios...


Assim que entrei na faculdade, meu ''maior sonho'' era conseguir um estágio, queria um lugar legal, tranquilo e que eu ficasse meio período.
No 2° semestre consegui um, era em uma empresa de telemarketing, fiquei super feliz, pois o horário era das 08:00 as 14:00, ou seja, eu ia embora cedo, chegava em casa, almoçava, dormia a tarde inteira, tomava banho, fazia meus trabalhos, lanchava e ia pra faculdade super despreocupada.
O tempo foi passando e eu percebi que aquilo dalí não tinha nada a ver, nem comigo, nem com o curso que faço, e que ali eu só estava estacionada no tempo. Ficar ligando pros clientes fazendo cobrança e sendo xingada de nomes horríveis e ainda por cima servir de psicóloga e conselheira nos casos onde as pessoas contavam suas vidas e seus problemas, as vezes até choravam, gente doida, estressada, lerda, simpática, enfim, falei com vários tipos de gente, e já estava estressada com aquilo.
Comecei a procurar outro estágio, distribui vários currículos, fuçava na internet o dia inteiro procurando sites de estágios, telefones etc.
Um dia recebi uma ligação para ir fazer uma entrevista no Ministério do turismo, no outro dia saí do estágio correndo, peguei uma zebrinha e fui correndo para a esplanada, totalmente perdida naqueles zilhões de ministérios, achei o do turismo, percebi que tinham 2 entradas, entrei por uma, e achei o ambiente estranho, tinha alguns senhores de terno, e acho que naquele momento estavam gravando alguma reportagem, pois tinham pessoas filmando.Passei por trás das câmeras e quando chego no balcão a moça meio sem graça me informa que a entrada é a outra e que aquela só era para os ministros. Saí com a cara cor vermelho tomate e com uma enorme rachadura no meio.Tudo bem, fui para a segunda entrada, encontrei a sala e fui ser entrevistada, aí a primeira coisa que o carinha me pergunta: -Você está cursando jornalismo né? (detalhe: ele estava com meu currículo na mão)
Eu respondi: -Não, eu curso Publicidade e Propaganda.
Dessa vez quem ficou com a cara da cor de vermelho tomate foi ele, me pediu mil desculpas e disse que a vaga era para jornalismo.
Dei um sorriso de ódio disfarçado, e disse, tudo bem, hehehe...
Saí dalí explodindo.
Continuei na minha busca de um estágio melhor. Logo apareceu outra oportunidade, só que dessa vez era em uma concessionária, me animei novamente, fiz entrevista, fui aprovada e deixei meu antigo estágio de telemarketing e comecei no outro.
Primeira semana no novo estágio, me vi dentro de uma oficina cheia de homens suados e sujos, trabalhando honestamente é claro, mas eu alí me senti um peixe fora d'água, eu ficava na parte onde marcava as revisões, lá tinham péssimas condições de trabalho, mal tinha meu próprio computador, chegavam aquelas madames arrogantes com seus carrões, e eu quase morro ali.
Duas semanas de sacrifício, consegui uma oportunidade melhor dessa vez emprego mesmo, nada de estágio, e estou aqui até hoje muito bem, obrigada!
Não ando cobrando as dívidas de ninguém nem cheirando a óleo e graxa.
Enfim, essas foram as minhas experiências em estágios.

Eu gostaria que as instituições de ensino e até os senhores do poder não fizessem vista grossa, e observassem as péssimas oportunidades que são oferecidas aos estudantes. São oportunidades que ao invés de relacionar o curso com o trabalho, não tem nada a ver uma coisa com a outra. No lugar de garantir conhecimento e experiência aos alunos, a única coisa que eles ganham são a perda de tempo.

2 comentários:

Diego Domingos Bueno disse...

Sinto-me como você quando foi na concessionária. Sou um peixe fora d'agua total.
Hoje consegui um novo estágio, para estagiar na àrea, vou trabalhar com eventos e marketing, estou super ansioso.
Vale a pena todo sacrificio, mas estagiários, praticamente são escraviários.

Brenda disse...

concordo com o Jose, totalmente escraviarios, poxa amiga passou por cada uma hem... e eu nem sei se quero estagiar agora, sair de um trabalho de carteira e meio dificil, ne amiga? mas seria muito bom adquirir experiencia na area com o estagio, fora telemarketing.kkk, seja o que Deus quiser...